IPVA 2018: Tabela IPVA, Detran, Pagamento

Você é proprietário de um veículo automotor? Então, já deve começar a pensar no pagamento do IPVA 2018. Esse imposto, que é de pagamento obrigatório, incide sobre todos os proprietários de veículos com alguns casos de isenção. Saiba mais sobre o IPVA 2018 atualizado nos tópicos a seguir.

IPVA 2018

IPVA 2018

 

A primeira preocupação das pessoas quando o assunto é IPVA é o valor do tributo. 

Para que você não seja pego de surpresa, vamos te explicar como funciona o cálculo. E se você tem dúvidas sobre o pagamento do Licenciamento 2018, clique para saber como ficar em dia com esta taxa.

Valor do IPVA 2018

Dois fatores são levados em consideração para que possamos determinar o valor do IPVA 2018. Esses fatores são:

  • O valor do veículo automotor;
  • A porcentagem (alíquota) determinada pelo estado.

Sim, o IPVA é um imposto estadual e seu valor pode variar de estado para estado.

Se você tem um carro que custa R$ 60.000,00, por exemplo, e a alíquota para carros no seu estado é de 2%, você irá pagar R$ 1.200,00 de IPVA (2% de 60 mil).


Consulta no Detran

Você pode consultar a alíquota do seu estado no site correspondente do Detran. A maioria deles também permite que você emita a 2ª via de boleto para pagamento caso ocorra algum imprevisto e você não receba ou perca a guia enviada pelos Correios.

Confira a seguir a listagem e acesse o site do Detran do seu estado para conferir informações atualizadas sobre o IPVA 2018 e seu respectivo valor.

Sul

Sudeste

Centro-Oeste

Norte

Nordeste


Casos de isenção IPVA 2018

Alguns proprietários ficam isentos do pagamento de IPVA. As condições podem variar de um estado para outro, assim como as alíquotas, mas, me geral, as seguintes categorias não precisam pagar o IPVA:

  • Entidades sem fins lucrativos voltadas a educação ou assistência social;
  • Tempos e espaços de qualquer tipo de religião ou culto;
  • Partidos políticos;
  • Sindicatos;
  • Pessoas com qualquer tipo de deficiência física que possuam veículo adaptado;
  • Órgãos públicos do Governo Federal;
  • Ônibus ou micro-ônibus utilizados para transporte urbano, metropolitano ou escolar;
  • Táxis e moto-táxis.

Para conferir se você realmente não precisa pagar o IPVA no seu estado, é só acessar o site do Detran (veja a listagem acima).


Tabela de vencimento do IPVA 2018

Cada estado tem sua própria tabela de vencimento do IPVA 2018.

Na tabela, o proprietário do veículo pode conferir a data-limite para pagamento do tributo. Na maioria dos estados, é possível parcelar o pagamento. As datas de vencimento das parcelas também são visualizadas na tabela.

Abaixo, você pode conferir a tabela de 2017 do Distrito Federal apenas para ter uma ideia de como funciona. As datas de vencimento dependem do final da placa do seu veículo.

Consulte a tabela atualizada no site do Detran do seu estado.


Pagamento IPVA e consulta

O IPVA pode ser pago em toda a rede bancária autorizada e também nas casas Lotéricas. Para saber qual banco recebe o IPVA no seu estado, consulte no site do Detran.

Como dissemos, no site do Detran da maioria dos estados também é possível realizar a consulta e emitir a 2ª via do boleto de pagamento. Não deixe de aproveitar essa vantagem!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Alguma Dúvida? Comente abaixo!